Porto de Galinhas: tudo sobre o paraíso pernambucano

Porto de Galinhas é um dos lugares mais bonitos e requisitados do mundo. Conheça praias e passeios que conferem a fama desta região paradisíaca!

Seja para viajar em família ou em casal, quem está a procura de dias inesquecíveis para aproveitar as férias ou aquele feriadão prolongado, Ipojuca é o lugar!

Popularmente conhecido como Porto de Galinhas, o município de Ipojuca é um dos mais requisitados pólos turísticos do país, por abranger uma extensa região de praias paradisíacas (dentre as quais está a famosa Praia de Porto de Galinhas) e passeios turísticos.

As belezas naturais são destaque em Porto de Galinhas.

Além da areia branquinha e dos coqueirais que margeiam a orla das praias, a região é banhada pelos tesouros do mar pernambucano.

Piscinas naturais de águas claras entre arrecifes são um dos principais atrativos. É, inclusive, em Muro Alto que está a maior piscina natural da América Latina.

Isso sem falar na diversidade de espécies marinhas que podem ser vistas na região, como tartarugas, cavalos-marinhos e peixes coloridos.

Referência em preservação

Alguns passeios proporcionam o encontro com a fauna marinha, como o passeio de jangada pelas águas do Rio Maracaípe para ver os cavalos-marinhos ou o mergulho entre os peixes nas águas de Pontal do Cupe.

Sim, tudo isso pode e deve ser apreciado, mas com muita responsabilidade!

Os agentes do turismo local preocupam-se tanto com o bem estar dos turistas quanto com a preservação dos ecossistemas.

Luxo, sombra e água fresca - Resorts pé na areia

A história e infraestrutura da região têm ligação direta com o turismo local.

Por isso, Porto de Galinhas também leva fama pelos comércios locais, restaurante e resorts de alto padrão.

1º lugar em segurança

A edição de 2018 do Ranking Connected Cities elegeu Ipojuca como a cidade mais segura do país.

E tem mais!

Se você está planejando ir a Porto de Galinhas, confira na íntegra as principais praias e passeios que fazem de Ipojuca um dos destinos mais cobiçados do mundo.

Embarque nessa leitura e boa viagem!

18 quilômetros de praias paradisíacas

vista aérea dos arrecifes e praia de Porto de Galinhas em Ipojuca Pernambuco
Praias de areia branquinha enquadradas por arrecifes de corais destacam-se em Porto de Galinhas - Foto: Divulgação

A região de Ipojuca é conhecida por suas praias paradisíacas, de areia branquinha, com piscinas naturais de águas mornas e cristalinas, formadas entre corais.

Ao todo, são 7 praias ao longo de 18 quilômetros de extensão, por onde percorrem coqueirais e águas cristalinas.

Conheça cada uma delas e descubra o que há de melhor para fazer em Porto de Galinhas.

Praia da Vila de Porto de Galinhas

praia de Porto de Galinhas em Ipojuca no estado de Pernambuco
Uma das mais bonitas e movimentadas praias do Brasil - Foto: Divulgação / Viagens e Caminhos

Eleita 10 vezes consecutivas como a "Melhor Praia do Brasil" pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, o destino é um verdadeiro paraíso tropical que dispensa comentários.

É a praia mais cheia e movimentada da região, dada a alta procura em períodos de alta temporada. O que não poderia ser diferente, afinal, é considerada uma das, senão a mais bela praia da região.

Praia de Muro Alto

praia de muro alto em porto de galinhas ipojuca
é na praia de Muro Alto onde encontra-se a maior piscina natural do Brasil - Foto: Cleferson Comarela

Como o próprio nome já sugere, a Praia de Muro Alto é formada por altas falésias - um íngreme paredão de areia esculpido naturalmente pela ação das águas.

Maior piscina natural do Brasil

A maior e mais profunda piscina natural do Brasil fica em Muro Alto: com a imensidão de 2,5 km de extensão e 10 metros de profundidade, por onde descansam as águas calmas e mornas, protegidas por um extenso arrecife de corais.

Praia e Pontal de Maracaípe

pontal de maracaípe em porto de gainhas ipojuca pernambuco]
- Foto: Vinícius Lins Lubambo

Maracaípe é reconhecida por ser uma praia rica em reservas ambientais.

Ao mesmo tempo muito procurada por surfistas, devido ao mar agitado, também possui a tranquilidade das águas do Rio Maracaípe.

Observação dos cavalos-marinhos

cavalos-marinhos em porto de galinhas
Aprecie a beleza dos cavalos-marinhos, tire fotos e devolva-os à natureza - Foto: Ricardo Junior

O ponto alto em Maracaípe são os passeios de jangada pelas águas rio homônimo até o Pontal de Maracaípe, onde mar e rio se encontram.

Ao final destes passeios de jangada, é possível ver os cavalos-marinhos, geralmente apanhados em um pote de vidro pelos nativos para observação e então devolvidos à natureza.

Praia e Pontal de Serrambi

pontal de serrambi em porto de galinhas
Deslumbrante e pouco frequentada - Foto: Cleferson Comarela / Wikipédia

A Praia de Serrambi é formada, na verdade, por três prainhas: a propriamente dita Praia de Serrambi, Enseadinha, e o Pontal de Serrambi.

Localizada a cerca de 20 minutos de carro da vila principal de Porto de Galinhas, é um refúgio lindo e tranquilo.

Deslumbrante e pouco frequentada - Como isso é possível?

Apesar de preencher todos os requisitos de uma praia paradisíaca, Serrambi é conhecida como uma praia tipicamente de veranistas como os “de antigamente”.

Isso porque a região dispensa a infraestrutura de bares e restaurantes e não é voltada aos agitos e badalações da vida noturna. É uma praia tranquila e 100% “areia e mar”.

Praia de Toquinho

vista aérea da praia de toquinho em porto de galinhas
A mais exclusiva do litoral pernambucano, praticamente uma praia privativa - Foto: Blog Do Pernambuco

Praia de areia batida, bem fininha, e águas límpidas e calmas do lado do rio Sirinhaém e ondas mais agitadas na região próxima ao oceano.

Encontro da foz do Rio Sirinhaém com o mar

Uma singularidade da Praia do Toquinho deve-se à barreira de corais e aos coqueiros que a rodeiam.

A barreira faz com que as águas do rio Sirinhaém se encontrem com as águas do oceano. O visual é estonteante!

Quase uma praia privativa

Para chegar à Praia do Toquinho, é preciso seguir por uma estrada de terra a partir de Serrambi.

Um condomínio fechado, localizado na praia, dificulta o acesso dos turistas. Por isso, a praia paradisíaca é pouco frequentada e tem um ar de “praia privativa”.

Praia de Carneiros

vista de um barco ao mar e coqueirais ao fundo na praia dos carneiros em ipojuca
A Praia dos Carneiros é considerada uma das mais bonitas do mundo - Foto: Vi Neves

Considerada uma das praias mais bonitas do mundo, a Praia dos Carneiros ocupou o 18º lugar no ranking entre as 25 eleitas “Praias Mais Bonitas do Mundo” pelo TripAdvisor, em 2019.

O mar de águas calmas favorece a prática de esportes náuticos em qualquer horário durante o dia.

Uma de suas peculiaridades é o fato de ainda hoje ser uma praia com aspecto de intocada, graças à consciência de preservação dos proprietários dos poucos sítios que formam a praia.

Praia do Cupe e Pontal do Cupe

vista do pontal do cupe em porto de galinhas
A Praia do Cupe é um dos destinos mais procurados em Porto de Galinhas graças a suas águas esverdeadas e os belos arrecifes que compõem a paisagem paradisíaca - Foto: Vi Neves

A “praia dos nativos”, como é chamada, tem 5 km de extensão e é uma das melhores opções para quem deseja fugir do agito e ainda fica pertinho da vila de Porto de Galinhas.

Famosa pelo mar agitado, com “muito cadeirão” - como dizem os nativos sobre a grande força da quebra das ondas, é muito requisitada entre os surfistas. Ainda assim, é possível banhar-se em suas águas durante a maré baixa.

A longa extensão quase reta de areia firme e orlada por coqueiros tombados pelo vento é um convite para uma relaxante caminhada até Pontal do Cupe, onde o ponto alto é mergulhar nas piscinas naturais.

Pontal do Cupe

vista aérea do pontal do cupe em ipojuca
Piscinas naturais de águas cristalinas - Foto: Carol Duque

Ao contrário da grande força do mar da Praia do Cupe, o Pontal do Cupe é famoso por sua piscina natural de águas cristalinas, protegida por arrecifes, e que certamente merece um mergulho entre corais.

Resort pé na areia

A Praia do Cupe conta com o luxo e comodismo de excelentes resorts e restaurantes de frente para o mar, como é o caso do Ocaporã All Inclusive Hotel, no qual somos especialistas.

E se você quiser conhecer o paraíso pernambucano que é Porto de Galinhas e ainda não decidiu onde ficar, solicite um orçamento para o Ocaporã All Inclusive Hotel com um de nossos especialistas agora mesmo!