Porto de Galinhas: Conheça a Praia e o Pontal do Cupe

Não confunda Praia do Cupe com Pontal do Cupe. Saiba tudo sobre duas das mais belas praias de Porto de Galinhas.

Pernambuco reserva alguns dos mais exuberantes tesouros brutos da natureza e, por isso, está entre os destinos mais desejados do mundo.

Mas dizer que Porto de Galinhas e as praias de Ipojuca são paradisíacas e ricas em belezas naturais é “chover no molhado”.

Muito além das águas cristalinas e areia branquinha, cada praia tem seu charme e personalidade própria, pequenas singularidades que as tornam únicas.

Quem escolhe se hospedar pela região da Praia do Cupe está optando por resorts de melhor infraestrutura e pela máxima tranquilidade.

Fuja da superlotação de Porto de Galinhas

A “praia dos nativos” - como é chamada a Praia do Cupe, onde repousa o Ocaporã Hotel All Inclusive - é uma das melhores opções para quem deseja fugir do agito e superlotação de sua vizinha.

A estrutura da praia não tem muito a oferecer. Por isso, quem se hospeda no Ocaporã conta com uma praia praticamente exclusiva, além de tudo o que o resort tem a oferecer.

Ao contrário da badalada Praia de Porto de Galinhas, a Praia do Cupe é famosa pela exclusividade e sossego, ideal para veranistas à moda antiga, que desejam desfrutar de uma praia com qualidades que só a natureza tem a oferecer.

Praticamente intocável e em sua forma mais pura, a paisagem cinematográfica se estende por esplendorosos 5 quilômetros de faixa de areia firme e orlada por coqueirais - um verdadeiro convite para fotografias inesquecíveis e relaxantes caminhadas ao sol.

vista aérea do ocaporã all inclusive hotel na praia do cupe
O Ocaporã All Inclusive Hotel oferece serviço de praia com toda comodidade para quem deseja aproveitar a tranquilidade de uma paisagem paradisíaca à moda antiga - Foto: Divulgação / E.AI

O que torna a Praia do Cupe um cartão postal praticamente exclusivo, sem barraquinhas de praia e toda aquela agitação típica de lugares como tal, é o mar agitado e “com muito cadeirão” - como dizem os nativos sobre a grande força das ondas.

Em alguns pontos, deve-se ter certa cautela com valas e correntezas. Ainda assim, não é impossível banhar-se em suas águas durante a maré baixa. Basta consultar a Tábua das Marés.

Mas se o assunto for um bom mergulho, o ideal é caminhar até o Pontal do Cupe (a poucos minutos do Ocaporã All inclusive Hotel), onde o ponto alto são as piscinas naturais.

Mergulhe nas piscinas naturais a qualquer hora

vista aérea dos arrecifes no pontal do cupe em porto de galinhas
Piscinas naturais de águas cristalinas - Foto: Carol Duque

O adorável Pontal do Cupe é a ponta norte da praia, que separa a praia do Cupe da praia de Muro Alto, protegida por recifes que tornam o banho seguro em qualquer momento das marés.

Pela proximidade com o resort e pela tranquilidade da praia que nunca fica lotada, este é o cantinho preferido dos hóspedes do Ocaporã All Inclusive Resort (menos de 10 minutinhos a pé).

mergulho com os peixes nas piscinas naturais de pontal do cupe
Mergulhe com os peixes entre recifes em Pontal do Cupe - Foto: Divulgação / Blog 3em3

Ao contrário da grande força do mar da Praia do Cupe, o Pontal do Cupe é famoso por sua piscina natural de águas cristalinas, protegida por arrecifes, e que certamente merece um mergulho com os peixinhos entre corais.

É possível adentrar às piscinas naturais a pé, sem a necessidade de jangadas. Só é preciso ter cuidado para não pisar nos corais e manter o local ao máximo preservado!

Ainda, é possível alugar equipamentos para prática de alguns esportes náuticos na região, como caiaque, stand-up paddle e snorkel para mergulho.

Visita à Igreja de São Sebastião

igreja de São Sebastião em Pontal do Cupe Pernambuco
Igreja de São Sebastião de Pernambuco - Foto: Helio Magnotti

A Igreja de São Sebastião fica a cerca de 8 minutos a pé da Praia do Cupe a partir do Ocaporã All Inclusive Hotel e é um singelo, porém requisitado, ponto turístico.

Isso porque, além de se tratar de uma construção histórica, a região ainda possui algumas lojinhas de souvenirs, barraquinhas de artesanato e locais para petiscar.

20 minutinhos de caminhada até Muro Alto

vista aérea da piscina natural de Muro Alto em Porto de Galinhas
A maior piscina natural do mundo pertinho do Ocaporã All Inclusive Hotel - Foto: Cleferson Comarela

A Praia de Muro Alto é famosa por seu extenso arrecife que forma a maior piscina natural do mundo, com cerca de 2,5 km de extensão.

A cerca de apenas 20 minutos a pé da Praia do Cupe, partindo do Ocaporã All Inclusive Hotel, a Muro Alto também é ponto de partida de alguns dos famosos passeios de buggy que atravessam todas as sete lindas praias de Ipojuca, ao longo de 18 quilômetros de extensão.

Exclusividade e conforto

A Praia do Cupe pode até primar pelo estilo “veraneio à moda antiga” e não oferecer uma grande estrutura com restaurantes e barracas de praia, mas o Ocaporã All Inclusive Hotel tem tudo o que você precisa para desfrutar de uma estadia inesquecível!

Além da localização à beira mar, o hotel all inclusive conta ainda com um restaurante panorâmico frente ao mar, muita música ao vivo para embalar seu dia, serviço de piscina e muito mais!

Confira as confortáveis e aconchegantes acomodações do resort, como o Standard Vista Jardim - que conta com a remanescência da natureza pernambucana e a bela arquitetura totalmente integrados.

Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo e saiba tudo sobre o resort!